sábado, 2 de junho de 2012

O profissional do futuro é 3.0 ou além...


   Como será o perfil do profissional bem sucedido do futuro? Qual será a estratégia vencedora, o case de sucesso do mundo globalizado nos próximos anos? Qualquer um pode fazer uma previsão com as lições modernas, mas acredito que ainda podemos apostar apenas na simplicidade do ser humano.

    Zuckenberg e a proliferação de sua febre azul nos seduz a acreditar que o empreendedorismo digital é o campo mais promissor do mercado. Já as produtoras de jogos defendem que sua tecnologia é porta por onde todo o mundo vai passar... O avanço das tvs, smartphones e computadores nos aproximam de gadgets com ferramentas e sincronizações nunca antes imaginadas e cada vez mais indispensáveis...  A cada 10 anos temos um novo mundo. Mas e para nós, simples mortais, como nos posicionar em um planeta cada vez mais competitivo, povoado e ansioso por novas ideias? 

   Uma boa formação e experiência deixaram de ser vantagens competitivas e passaram a ser pré-requisito. A Terra voltou a ser um ambiente selvagem, onde empresas e mercados acompanham frenéticos a batalha por mais lucro, maiores salários enfim, um lugar ao sol. E nesse ambiente altamente novo e competitivo, valores omo ética, cooperação, alegria e perseverança voltam a tona. Ou seja, os mercados não resistem a um bom coração.
 
   O guro de negócios Philip Kotler apontou algo já dito há mais de 2000 anos por um tal judeu. O conceito do novo Marketing das empresas, o Marketing 3.0 traduziu apenas conceitos eternos, inerentes ao ser humano em qualquer época e lugar.   

  "Tratar a todos como devem ser atendidos dando o melhor de si, construindo relações inovadoras e fortalecidas. Colocar o ser humano como focal pleno dessa transformação através da explosão de sua mente e espírito. Irradiando o desejo por um mundo globalizado melhor." Não, esse não é mais um mandamento bíblico! É a prova de que, apesar de toda a transformação e evolução tecnológica, podemos acreditar que valores como ética, bom relacionamento interpessoal, coragem, alegria e perseverança são as verdadeiras vantagens competitivas para o profissional do futuro.

   O profissional do futuro é 3.0 ou além. Transcende os avanços tecnológicos para enxergar que nada será realmente importante pra sociedade ser não puder transformar o mundo em um lugar melhor. A sociedade  mudou, mas não afetou nossa natureza. Como disse Affonso Romano de Santana: 

"Amigos, nada mudou em essência (...)
Cantamos parabéns nas festas,
discutimos futebol na esquina
morremos em estúpidos desastres
e volta e meia
um de nós olha o céu quando estrelado
com o mesmo pasmo das cavernas.
E cada geração , insolente,
continua a achar
que vive no ápice da história."







Nenhum comentário:

Postar um comentário